4 de nov. de 2007

A Embaixada de Rioja


Este feriadão, aproveitando que estava em Nogueira, fui comprar um espumante na Importadora Cava de Vinhos (ex Importadora La Rioja), de meu amigo Jesus Ruiz Santamaria. A Cava de Vinhos fica na Estrada União-Indústria, 8.796. Para quem conhece a região, fica bem ao lado da Delegacia, pertinho da rotatória do Vale de Bonsucesso. Fácil, fácil de chegar!

Bem que eu fiz! O Jesus se desdobrou em atenções!

Sentamo-nos à mesa de degustação da aconchegante loja e fomos degustar um vinho que não conhecia, o surpreendente Martinez Lacuesta 2006, um DOCa Rioja. Feito de 100% Garnacha, vocês podem ver na foto ao lado que o vinho, embora chamado de rosé, seria muito melhor descrito se fosse qualificado como um "alaranjé"! Que cor magnífica! E que boca agradável, com muita fruta e bela acidez! Imediatamente, decidi trocar a Cava que procurava por esse vinho, visto que buscava um aperitivo para servir antes do churrasco que prepararia a seguir.

Infelizmente, Jesus me disse que o vinho não estava à venda e que ele havia trazido apenas 6 exemplares da Espanha! Uma pena! Ficou aquele gostinho de quero mais!

Mas o vinho que o anfitrião me ofereceu não desceu sozinho, não! Jesus serviu uns fundos de alcachofras espanholas regados com o excelente azeite Galilea. E, claro, um pãozinho para acompanhar!




Dentro da loja, você se sente em Logroño! A gente fica cercado de Riojas por todos os lados! São Fautinos, Campillos, Martinez Lacuesta e tudo o mais que a Rioja pode nos oferecer de melhor! Bem, tem Ribera del Duero, Navarra, La Mancha também, mas o forte da importadora são os maravilhosos Rioja!


E não dá para esquecer a mini-delicatessen espanhola! Assim como os fundos de alcachofra, Jesus também vende cogumelos, favas, grãos-de-bico, alhos, pimientos de pequillos, e outras cositas más, tudo da Espanha, é claro! E para aqueles com bala na agulha, os indescritíveis presuntos Pata Negra! Uma pena que a minha agulha está zerada!

Foi uma bela manhã e eu recomendo a todos que subirem a serra a fazer uma visita ao Jesus. Ele é o próprio Embaixador da Rioja em Itaipava e trata a gente com a gentileza dos diplomatas! E se ele não estiver lá, as fiéis escudeiras, Rosângela e Juliana (foto abaixo), estão sempre a postos para nos dar a maior atenção!

Nenhum comentário: