27 de nov. de 2007

Curso de Risotto



Nei Augusto Ribeiro foi um dos sorteados para o curso de risotto, promovido pela Região do Piemonte, no restaurante La Mole, da Barra da Tijuca. Eis aqui as impressões que ele nos enviou sobre o curso:

Como um dos sorteados para o Curso de Risotto Piemontese segue meu breve relato.

Em primeiro lugar, quero agradecer a oportunidade dada por este brilhante site ENOEVENTOS, que faz encurtar distâncias entre o mundo da enogastronomia e seus amantes, como eu.

A tradução agradável do Sr. Stefano e a segurança e paciência do jovem e experiente Chef Massimiliano Bellavita que, com seu vasto conhecimento, fez o evento ficar mais "bello".

As diversas técnicas apresentadas deram uma visão completamente nova de possibilidades para preparação de Risottos, dos mais variados possíveis, salgados, doces e agridoces.

Destaque para utilização de vinho tinto "reduzido" para banhar o arroz, que é elaborado previamente com:

- 1 litro de vinho Barolo
- 40g de mel
- 50g de açucar
- 20g de lavanda
- 20g de tomilho

Colocar no fogo, mexendo sempre até que o volume seja reduzido em 90%. Utilizar este caldo concentrado no ato de "banhar" o arroz após refogá-lo. Lembrar que devido a concentração, deve se utilizar em pequena quantidade. Foi reforçado pelo Chef, o conceito de cozimento do arroz, sempre al dente, como parte principal da cultura italiana para este prato.

Saúde e Vinho para todos !!!!

Nei Augusto Ribeiro

Nenhum comentário: