13 de out. de 2007

SBAV – Curso de Vinhos de Castilla y León – Espanha - Por Ahnis Fraga

08/10 - Primeira aula de vinhos de Castilla y León – Espanha.
Local : salão anexo ao Restaurante Real Astória em Botafogo, patrocinado pela Junta de Castilla y Leon, SBAV e Excal.
Instrutor: Fernando Ortiz (enólogo/sommelier)


Enfoque: as “Denominações” de Origem vinícolas da região.

Iniciamos com um passeio pelos brancos da D.O. Rueda e os rosados da D.O. Cigales.

D.O. Rueda é uma zona vinícola européia especializada em brancos, especialmente da uva Verdejo, que produz vinhos brancos extremamente aromáticos e saborosos.

Na D.O. Cigales, região que ainda conserva traços do passado em muitos de seus municipios devidos aos seus castelos como de Trigueros Del Valle entre tantos outros, pode-se encontrar vinhos rosados e claretes (elaborado a partir de uvas tintas e brancas) marcados pelas caracteristicas aromáticas típicas das uvas brancas e a cor mais marcante de uvas tintas como, por exemplo, Tempranillo. Vinhos visualmente atraentes. Aromas interessantes.

Fernando Ortiz mostrou, com enorme propriedade, como podemos extrair muitas informações da cor, dos aromas e, principalmente, saber o que esperar de vinhos e uvas de cada região.

Claro que não há uma regra, mas algumas características visuais, aromáticas e, especialmente, diferenciar como cada vinho se mostra na boca – sempre aliado à N outros fatores – revelam o vinho.


    A noite foi brindada pelo vinho Jose Pariente 2006, uma surpresa – não estava na lista dos vinhos que iríamos degustar – que me surpreendeu muitíssimo. Primeiro vinho branco com aromas mais complexos e diferentes que provei.

    Vinhos estudados:

  • D.O Rueda
  • - Vína Mocén 2005 (50% verdejo e 50% viura) Bodegas Antaño, S.A.
    - Maria de Molina 2006 (100% verdejo) Bodegas Frutos Villar S.L.
    - Bodegas Cerrosol 2005 (90% verdejo e 10% viura) Avelino Vegas S.A.
    - Jose Pariente 2006 (100% verdejo) Dos Vitorias





  • D.O. Cigales:
  • - Val de Los Frailes 2006 (95% Tempranillo e 5% Verdejo) Bodega Valdelosfrailes
    - Calderona Élite 2006 (100% Garnacha) Bodegas Frutos Villar S.L
    - Val de Los Frailes Vendima Seleccionada 2003 (100% Tempranillo) BodegaValdelosfrailes

    Nestes brancos percebi um novo tipo de acidez na boca, não a refrescante apenas, mas que proporciona, ao final, um certo amargor, nada desagradável. Vinhos que provocam calor ao final. Característica que dificilmente esperaria de um branco. Assim como percebi vinhos, principalmente de maior teor alcoolico – acima de 13,5o – extrema suavidade ao tocar a língua.

    Jose Pariente 2006 foi uma surpresa começando pela cor palha com tons esverdeados que mostram toda sua juventude, aromas bem tropicais como maracujá, lima, pera e um leve toque floral, mas é na boca que se revela: suave, seu sabor não explode na boca, mas aumenta pouco a pouco, intenso, permanece por algum tempo. Vinho um tanto elegante e intenso.


    Onde encontrar:
    http://www.dolivino.com.br/
    http://www.expand.com.br/
    http://www.worldwine.com.br/

    Nenhum comentário: