Você não conhece o Restaurante Olimpo, em Niterói? Então pegue a barca e vá correndo conhecer, antes que algum apagão marítimo nos impeça também de navegar!
O Olimpo fica na estação das barcas de Charitas, um conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer. É uma típica obra de nosso arquiteto-mor, arrojada, cheia de curvas e, à noite, iluminada de azul, destacando-se sobre a baía de Guanabara. A visão é emocionante e foi assim com essa emoção que nós - Sônia Antônia, Tarcísio e eu - chegamos para a degustação oferecida pelo restaurante.
Com apresentação de Paulo Nicolay e patrocínio da Expand, a degustação apresentou três vinhos de excelente relação custo x benefício para o dia-a-dia:
Foi a primeira vez que tive a oportunidade de assistir a uma palestra do Paulo e fiquei bastante impressionado com seu profundo domínio do assunto aliado a um linguajar leve, simples e interessante, como a ocasião exigia.
A degustação foi acompanhada por cestinhas de pães, quentinhos e variados, que empurravam com a barriga a fome que nos assaltava.
Terminada a degustação, corremos todos para o jantar. Com um cardápio sofisticado e acessível e uma excelente carta de vinhos, o Olimpo faz jus ao nome. Comemos e bebemos como deuses!
O restaurante é lindo, com grandes janelões que descortinam a paisagem e, de quando em quando, uma cascata de água escorre pelos vidros, criando um ambiente ao mesmo tempo misterioso e romântico.
Mas se você não quiser jantar, o Olimpo também tem um bar, mais bonito ainda, com azulejos decorados com os traços simples e dramáticos do mestre Niemeyer.
Oscar Daudt