23 de jan. de 2008

Enomatic - o céu dos enófilos

Quando eu estive na Toscana, fui visitar em Greve in Chianti, uma enoteca chamada Le Cantine, que se anuncia como a maior enoteca do Chianti. E realmente é muito grande!

Bem, eu achei que estava entrando no paraíso. E antes de morrer!

Lá, existem dezenas de Ilhas de Degustação temáticas, cada uma referente a um tipo de vinho. Por exemplo, tem ilhas para Brunellos, Vino Nobiles, Supertoscanos, Chiantis e todos os demais vinhos importantes da Toscana. Existem, também, ilhas para os grandes vinhos de outras regiões da Itália, como os Barolos e os meus preferidos Amarones.

Aqui estou eu em frente a uma dessas ilhas, a de Chianti Riserva:


Em cada uma delas, dezenas de garrafas de vinhos diferentes, dos quais você pode se servir na base do "paga quanto bebe"! É só comprar um cartão eletrônico - que pode ser de 10 a 25 euros - colocá-lo na escaninho da ilha e se servir.

Naquele momento, eu achei que essas maquininhas milagrosas haviam sido criadas especialmente para essa enoteca. Nunca me passou pela cabeça, que fosse um produto comercial, de linha, disponível para qualquer loja ou bar de vinho, conforme pude verificar recentemente.

Trata-se do Enomatic, um sistema de servir vinho automaticamente, que está disponível em 3 modelos:

- linear, para 4 ou 8 garrafas
- quiosque para 16 garrafas
- carrinho para 8 garrafas

É claro que nenhum de nós é maluco o suficiente para comprar um desses para ter em casa. Mas o que nós devemos fazer é exigir que nossas lojas e bares favoritos adquiram um desses modelos, para que possamos experimentar o vinho antes de comprá-lo. A gente paga pela prova, mas fica contente...

Nenhum comentário: