27 de set. de 2007

Degustação da Importadora Paralelo 35


Em 27/09, foi realizada uma degustação de vinhos da Importadora Paralelo 35 no restaurante Olimpo.

A degustação foi conduzida por Fernando Mourão, da Paralelo 35, e apresentou excelentes vinhos de 4 países distintos, traçando um painel de castas e vinificação que tornou a noite muito agradável e informativa.

O primeiro vinho foi um francês da Borgonha, o Patriarche Chardonnay 2004: um vinho delicioso, fresco, com boa acidez e persistente; o nariz era muito, mas muito agradável com aromas de côco, manteiga, maçã e maracujá.

A seguir, foi servido o português Quinta do Portal Colheita 2002: com 12,5% de álcool, é um corte de Touriga Nacional, Tinta Roriz e Touriga Franca. É um vinho já pronto para beber, com aromas de evolução: couro, terra molhada e frutas vermelhas.

Voamos, então para a Austrália, de onde Fernando nos trouxe o Bremerton Matilda 2005: um vinho com inacreditáveis 15% de álcool, um corte de Cabernet Sauvignon, Shiraz e um pouco de Merlot. Agradável nariz de frutas vermelhas, especiarias e cogumelos, porém o teor alcoólico cobrava seu preço na boca, com um certo desequilíbrio.

E, finalizando, a Paralelo 35 nos trouxe, da África do Sul, o Five Heirs Cabernet Franc 2003: com 14% de álcool, é um vinho maravilhoso, potente e carnudo, com aromas herbáceos, de couro e de frutas negras. Estagia 15 meses em carvalho francês, resultando em uma boca macia e agradável. Pode ser guardado por 10 anos!

Notável foi o serviço do restaurante Olimpo, com um atendimento muito gentil, eficiente e bem treinado, com o destaque para as cestas de pães variados, quentinhos e feitos na hora, e as deliciosas torradinhas de cebola, que não paravam de chegar às mesas. Nota 10!

E, após a degustação, aproveitamos a "Temporada do Marreco" do Olimpo e partimos para um risoto de marreco à portuguesa que era nada menos do que sensacional!

ALERTA!!! Eu produzi alguns filmes durante a degustação que, por condições de iluminação não apropriadas, não saíram grande coisa! Portanto, só os assista por sua conta e risco!

No primeiro, a Amiga do Vinho Cláudia De Maria analisa o Bremerton Matilda:


No segundo, a enófila Eliane Aristóteles analisa o Five Heirs Cabernet Franc:


No terceiro, apresenta o exterior do Olimpo, onde se pode ver (não muito bem...) a maravilhosa arquitetura de Oscar Niemeyer:

Um comentário:

chef KK disse...

Oscar,
Fiquei emocionado com o resultado deste seu trabalho.
Abraço do chef KK