23 de jul. de 2007

Chianti Classico - Impressões e Expressões de Sentidos


Chianti Classico DOCG – 2004
SAN GIOVANNI AGRICOLTORI DEL GEOGRAFICO
CASTELLINA GAIOLE RADDA
AVANZATI BERNARDI

Domingo à noite e minha primeira experiência com um Chianti Classico.
Belo presente!

Sim, uma iniciante que imaginou que Chianti seria apenas nome das colinas que se estendem ao sul, numa das divisões da Toscana na parte central da Itália. Buscando saber e sabor descobri mais que isso – ah se o Google falasse!

Vinho: um passeio pelos sentidos
Comecei pelo rótulo – quem nunca se encantou com um belo rótulo? Acredito ser o sedutor, que nos conduz ao vinho logo no primeiro olhar.

Este é simples, mas atraente. Diz bastante do vinho.

O Classico no nome indica zona de produção original em uma região DOC(G), geralmente os melhores vinhedos.

Pesquisando mais um pouco, descobri que a área classico inclui região ao redor das vilas de Gaiole, Radda e Castellina e, hoje, conta, também, com a área de Greve, San Casciano, Barberino Val d’Elsa e Castelnuovo Berardenga.
No caso deste Chianti, trata-se de um original e tradicional classico, indicado no próprio nome - SAN GIOVANNI AGRICOLTORI DEL GEOGRAFICO - CASTELLINA GAIOLE RADDA.

Ao abrir, o contato com os primeiros aromas de frutos maduros indicam um belo passeio gustativo.
Visualmente atraente, na taça mostra um belo vermelho-rubi escuro. Digno de paixão a primeira vista.

Predominam aromas de frutas como ameixa, mas percebe-se um toque floral e de ervas secas. Marcando as principais características da cepa Sangiovese.
Quanto mais tempo aberto, mais aromas desprendidos, porém o toque de baunilha e até chocolate presentes marcam sua presença na taça. Senti, também, bem sutilmente algumas especiarias.

Na boca bastante macio, acidez presente sem ser agressiva, isto é, sem provocar salivação excessiva. Tanino equilibrado – sem deixar a língua áspera, mas limpa – o torna vivo e presente de forma bastante agradável.

Muito boa experiência!

Onde encontrar: Supermercado Zona Sul Ipanema
Preço: R$ 49,95


Oscar, muito obrigada pelo espaço, pelo carinho e por acreditar numa enofila iniciante.

Um grande beijo!

6 comentários:

Anônimo disse...

Muito interesante sua colocação, achei bastante simples mas atraente. Dispertou minha curiosidade sobre o vinho. Gostaria de perguntar, na sua opinião como deverei servi-lo ou apenas experimenta-lo?
Grato pela dica de um vinho acessível.

Oscar Daudt disse...

Ahnis,

Se vc é uma enófila iniciante, dá para prever um caminho brilhante para vc! Sua postagem foi excelente. Dá vontade imediata de beber esse vinho!

Oscar Daudt

Unknown disse...

Muito legal você estar conseguindo captar tantos detalhes ao apreciar um vinho. Para quem não consegue, como eu, parece um tanto surreal chegar ao nível de perceber "especiarias" na composição do vinho rs. Deve ser uma experiência completamente diferente. Parabéns.

Patty disse...

Ahnis,
Parabéns pela postagem. Realmente ficamos com vontade de beber o vinho, eu ainda mais, se conseguir perceber o gostinho mesmo oa longe do chocolate...risos.
Adorei a idéia de colocar o lugar e o valor para encontrarmos o vinho.
Ótima dica.
Super beijos

Anônimo disse...

Achei muito interessante a dica, ainda mais pelo preço ser bastante atraente e acessível. Poderia indicar alguns tipos de pratos que combinem com esse vinho?
obs. adoro vinhos, mas não entendo nada deles...

Ahnis Fraga disse...

Antes de qualquer coisa, obrigada a todos que comentaram!

Anonimo I (post dia 23/07) e II (29/07) - pena não saber seus nomes -, eu experimentei este Chianti com alguns queijos e um pão de provolone. Estava fazendo experiencias.

Para meu paladar, o gorgonzola fica muito forte, apagando um pouco o vinho na boca. O tanino mais o "azul" do queijo, provocam um amargo incomodo na ligua.

O gruyere não agradou em nada ao meu paladar junto a este vinho.

Gouda pareceu-me bem equilibrado, assim como o pão com provolone puro.

Acredito que uma boa massa com molho vermelho fique bem com este vinho. Penso num raviole de mussarela de bufala e funghi com molho de tomates frescos e tiras de mignon ao vinho.

Experimentarei e digo resultado!
Beijos a todos.
Ahnis Fraga